Atenção! Você está no site Defensive Agrovant. O conteúdo deste site é destinado à agricultura e demais profissionais do setor agrícola.

Conab eleva expectativa de produção de trigo

Defensive Agrovant > Notícias > Conab eleva expectativa de produção de trigo

O Segundo Levantamento da Safra 2018/2019, divulgado na quinta-feira (08.11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou a expectativa de produção de trigo em 3,13%, passando de 5.363,9 milhões toneladas do relatório de outubro para 5.531,8 milhões toneladas. Além disso, os estoques finais também foram revisados para cima, crescendo 13,14%.

De acordo com o analista Luiz Fernando Pacheco, da T&F Consultoria Agroeconômica, esse dado ainda é provisório, sendo que ainda falta colher parte significativa de plantio no Sul do Paraná, em todo o estado de Santa Catarina e em todo o estado do Rio Grande do Sul. Este estado, que colheu apenas algo ao redor de 20% da safra até o momento.

“Os problemas climáticos danificaram muito a safra e este número não se refere ao trigo para moagem disponível no Brasil. Por enquanto, é nossa visão de que o país deverá produzir algo como 1,5 milhão de trigo feed, forrageiro, que servirá apenas para consumo animal e que, portanto, não estará disponível para os moinhos produzirem farinhas para o consumo humano”, informa.

Pacheco informa também que, se este número de 5,5 milhões de toneladas de produção for confirmado no final da colheita, o volume disponível para os moinhos deverá ficar ao redor de 4,0 milhões de toneladas, “obrigando a uma importação maior e mais adiantada em relação às datas costumeiras, para os moinhos do Sul do país”.

“Embora seja ainda prematuro falar de números finais, o que nos parece razoável neste momento é que o Brasil tenha produzido, nesta safra, algo ao redor de 1,75 milhão de toneladas de trigo tipo 1, para panificação, 2,25 milhões de toneladas para trigo tipo 2, para biscoito e 1,5 milhões de toneladas de trigo forrageiro, para consumo animal”, conclui.

Fonte: https://www.portaldoagronegocio.com.br/noticia/conab-eleva-expectativa-de-producao-de-trigo-177883

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat