Ácaro da lichia preocupa produtores

Defensive Agrovant > Notícias > Ácaro da lichia preocupa produtores

Um problema sério na plantação de lichia é o ácaro, que afeta alguns pés da plantação de Valquimar da Cruz, de Malacacheta, Minas Gerais. Eles estão com um tipo de veludo marrom nas folhas e frutos.

CARTILHA DA INCAPER FALA SOBRE O ÁCARO DA LICHIA

A lichia é uma fruta de origem asiática, de casca dura e vermelha, com a polpa macia e doce. A plantão vai bem no Brasil, principalmente na região Sudeste. Mas nos últimos anos, a cultura tem sofrido com essa espécie de praga.

Segundo o pesquisador, José Salazar Júnior, o problema é o ácaro da lichia. “Ele se instala nas folhas mais novas e para se alimentar, ele vai raspando a folha. Ele tem associação com um tipo de alga, que aproveita a raspagem que ele faz na epiderme da folha, para se multiplicar, causando o sintoma de veludo”.

Essa relação entre o ácaro e a alga é o que se chama de relação simbiótica, onde um ajuda o outro, o que dificulta o controle do ácaro. Além das folhas, o fruto também é atacado.

José Salazar Júnior fala sobre como controlar a praga. “A primeira recomendação de controle é a poda de eliminação dos ramos infestados. Tira o ramo da área e o queima. Depois disso, a gente recomenda a aplicação de calda sulfocálcica”.

A solução é preparada usando dois litros de água para 40 ml de calda sufolcálcica, que pode ser encontrada pronta em lojas especializadas.

Fonte:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *